Gente, quando decidi fazer a reeducação alimentar, li muito sobre o assunto em vários blogs, e algo que aprendi é que apesar dos rótulos não sabemos o que de fato consumimos. A busca por uma alimentação saudável, gera muitas dúvidas e é sobre isso que vamos falar agora!
Uma das coisas que resolvi fazer é trocar a farinha branca por integral, que nada mais é que grãos e cereais, como arroz, trigo e aveia, que não passam pelo processo de refinamento, porém ao adotar uma alimentação saudável veio a dúvida: Será que estou fazendo isso certo? Será que realmente estou consumindo farinha integral? E o porque dessa dúvida?
Ao lermos os ingredientes no rótulo de um determinado alimento, que, de acordo com a Anvisa, deve estar em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade no produto e o último em menor, nem sempre condiz com o que a embalagem do produto diz.
No caso dos pães integrais, já vi no supermercado alguns com a embalagem 100% integral, sendo que o primeiro ingrediente do rótulo é: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, que é um nome mais comprido para farinha branca / refinada, ou seja, esse pão não é integral, e muito menos 100% integral pois o primeiro ingrediente, o ingrediente base do preparo é a farinha branca, refinada. Por isso, galera, ao ir para o supermercado é hora de ficar atento nos rótulos dos alimentos para não ser enganado.
Minha dica é:
1. Leia a lista de ingredientes.
2. De preferência para aqueles que não contém na composição farinha branca.
3. Fique ligado e não se deixe enganar!!!!
[…] blogdasoh […]
ResponderExcluir