Sempre gostei muito de correr, mas nunca treinei a ponto de me inscrever pra uma corrida de rua, seja ela de 5 ou de 10k, sempre que eu estava disponível dava uma corridinha, mas sem meta pra cumprir, podia correr 3k, 5k mas nunca passava disso.
Uma das minhas resoluções para 2014 foi deixar a preguiça de lado e me inscrever numa corrida de rua, levar o treino a sério. E cá estou com a primeira promessa cumprida e pronta para novos desafios.
No início do ano, me matriculei na academia e comecei a treinar musculação e correr na esteira, foi quando após 01 mês treinando pelo menos 4x na semana, consegui passar da marca dos 5k. E aí decidi que era hora de me preparar para os 10k e me inscrever na minha primeira corrida de rua. Porém a intenção de início era correr 5k, mas incentivada por um amigo, fiz inscrição para a "Night Run 10k".
Confesso que ao fazer a inscrição senti um turbilhão de sensações: medo, ansiedade, animação. Eram apenas 02 de treinamento para pular da marca dos "quase" 6k para 10k, mas jamais pensei em desistir. Com a inscrição em mãos o objetivo era correr atrás e cumprir a meta.
Algumas pessoas evoluem rápido nos treinos outras nem tanto, eu confesso que não me dediquei o quanto eu gostaria, poderia ter evoluído mais e assim diminuído meu pace médio (7:39), no entanto cumpri minha meta dos 10 km, atingidos em 1:16 sem andar em nenhuma parte do percurso. O que serviu pra provar que SIM EU CONSIGO, e essa foi apenas a primeira de muitas que estão por vir....
Pode até parecer clichê ou até mesmo óbvio demais, mas a dica primordial é DEDICAÇÃO e DISCIPLINA, é muito bom ver o quanto somos capazes de evoluir, sempre falo que com essas duas atitudes qualquer pessoa é capaz de chegar lá, basta dar o primeiro passo.
A "Night Run" foi a minha primeira corrida de rua, então não tenho parâmetros para compara-la com outras, mas já adianto que eu adorei o clima de corrida completamente contagiante! Ruas alagadas, escorregadias, roupas e meias encharcadas, tênis sujo, muitas cotoveladas não foram o suficientes para tirar meu bom humor e a certeza de que era ali o lugar em que eu queria estar. Corri na chuva, limpei a vida, lavei a alma, espantei tristeza e trouxe sorriso largo no rosto com a certeza de que faria tudo de novo.